Hora Certa

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Capelania - Trabalho do Capelão Odilon


CAPELÃO ODILON

 
O que faz um capelão?
É um ministro religioso autorizado a prestar assistência religiosa e a realizar cultos religiosos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações. O capelão é uma pessoa capacitada e sensível às necessidades humanas, dispondo-se a dar ouvidos, confortar e encorajar, ajudando o enfermo a lutar pela vida com esperança em Deus e na medicina. Oferece aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto ao paciente e seus familiares, como aos profissionais da saúde. É importante elo com a comunidade local. O Capelão é um assistente Religioso e Social. O Papel fundamental do Capelão é cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional do ser humano. A capelania legalmente constituída, representada por capelães preparados para tal função, usando-se o princípio do bom senso, a maneira de trajar-se, a maneira no trato pessoal, a boa formação acadêmica e, sobretudo, espiritual e respeitadas as normas próprias de cada instituição, é assegurado o direito de entrar e sair a qualquer hora. 
 
O que é Capelania?
Nome dado aos serviços religiosos prestados por oficiais treinados e teve origem nas forças armadas do exército em 1776. Conta-se que na França, um oficial Sgt. Martinho ao encontrar um homem abandonado na rua debaixo da chuva e frio, cortou sua capa e o cobriu num ato de solidariedade, humanismo, caridade, ajuda e amor ao próximo, A outra metade da capa foi guardada em um baú especial chamado CAPELA de onde se originou esse termo, que literalmente significa o lugar onde se guarda a capa, o encarregado de proteger a capa era chamado de CAPELLANUS, que em português é CAPELÃO, provem desta história a concepção de que capelães tem como missão repartir e oferecer o amor de Deus a todos que estão em necessidade. A Capelania tem como missão atuar na Instituição através de voluntários capacitados que levam amor, conforto e esperança aos pacientes, familiares e profissionais da saúde, vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.  O objetivo da Capelania é de oficializar esta atividade dentro das leis do nosso País. Para isso é necessário o treinamento e capacitação do Capelão para desenvolver suas habilidades dentro das áreas Social e Religiosa com Qualidade.
Objetivos do Ministério de capelania:
O Ministério de Capelania tem como objetivo junto às entidades hospitalares públicas e privadas, estabelecimentos prisionais civis ou militares, sanatórios, quartéis das forças armadas e auxiliares, prestar aos internados: 
a) Atendimento diário diuturnamente leito a leito;
b) Cultos com pacientes e familiares e servidores;
c) Aconselhamento bíblico e estudos bíblicos;
d) Atendimento psicológico aos familiares;
e) Aconselhamento aos pacientes terminais;
f) Programação especial em datas comemorativas;
g) Palestras para profissionais de saúde e servidores que voluntariamente manifestarem o desejo de estudar a bíblia, gratuitamente. 
 
 

 
PROJETO CAPELANIA NA RUA
 
 






























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário